quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cisco no Olho....................dos outros é refresco!

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”. Lucas 6.41-42

Recentemente passei pela experiência de ter um cisco nos olhos. É horrível, tentei tira-lo sozinho e nada! Pedi ajuda ! Nada! ninguém conseguia ver o tal cisco, mas ele incomodava, e muito!

Precisei viajar e fui a Curitiba, cheguei ao hotel a noite e estava assistindo o jornal, quando em meio as tragédias diárias, uma história em particular chamou a atenção. Uma criança de 4 anos estava abandonada em casa e era vitima de desnutrição.

Link: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL355388-5598,00-MENINA+DE+ANOS+E+KG+E+ENCONTRADA+EM+SITUACAO+DE+ABANDONO.html

A criança tinha o peso de um bebe de 6 meses, seus ossos eram visíveis. A família mergulhada em problemas, mãe, pai e tios alcoolizados. Não pude evitar; as lagrimas encheram meus olhos pensando que não era para ser assim, não era a vida que DEUS planejou para toda a humanidade.

Passada meia-hora , dei conta que meu olho não doía mais, o cisco havia saído.

Pensei sobre isso aprendi algumas coisas:

Os ciscos que me incomodam, vão sair quando eu deixar de pensar em mim e olhar para a dor do outro. Quantos pecados e vícios nunca são superados em razão do egoísmo, que não me deixa olhar para a dor do outro.

Como disse Jesus os ciscos devem se tratados pessoalmente, quando pedi ajuda, ninguém “enxergava” o tal cisco, mas eu sentia a dor. Para ajudar alguém com “cisco” eu preciso chegar muito perto, colar no rosto, e mesmo assim não dá pra ver. A trave nos olhos daqueles que se preocupam com os ciscos é a insensibilidade, pois todos os que não vêem o cisco não se preocupam com as dores que ele causa, então antes de ajudar eu preciso de sensibilidade, de solidariedade, sentir a dor do outro.

O que quero tirar dos outros, na verdade, são os defeitos que tenho em mim mesmo e que nos “ciscos” do meu irmão, vejo os reflexos dos meus próprios defeitos. É a história do Pai que brigou com o filho por ele ser muito tímido, mais tarde arrependido foi conversar com o filho e confessou: Na verdade tenho raiva da minha própria timidez, que vejo manifesta em sua vida. O filho respondeu: Pai cuide primeiro de si, depois volte e me ajude!

No filme “Beleza Americana” uma das historias narra a vida de um militar “ultra-radical”, violento e intolerável, que espanca o filho e mantém a esposa em um regime de medo. Ele tem ciúmes da amizade que o filho mantém com o vizinho, julgando que o vizinho seja homossexual. Numa determinada noite o militar durão vai até a casa do vizinho, e lhe dá um beijo na boca e confessa que é homossexual, o vizinho assustado, tenta desfazer o mal entendido e dizendo não ser um homossexual e que ele entendeu tudo errado. Enraivecido pela própria vergonha e hipocrisia e militar mata o vizinho. Na verdade ele matou aquilo que odiava em si mesmo.

Os religiosos que Jesus criticou, e que ainda vivem em nosso meio, às vezes gastam horas criticando pecados que na verdade não conseguem vencer, e que odeiam em si mesmos.

Os “ciscos” dos olhos podem ser pecados, doenças, traumas, relacionamentos falidos, etc. No entanto, o que vai de fato tira-lo de mim é quando me curvo diante do Pai, junto com meu irmão e reconheço com choro que precisamos de ajuda, nesse momento “ciscos” e “traves” caem por terra.

Um comentário:

Unknown disse...

doreii ... precisava realmente de ler isso.. tenho cido acusada ultimamanete... por meios de pessoas da minha próprpia igreja... e estaa a procura do significado desse versiculo.. obrigada,, agora entendo realmente o que de fato acontece... *-* Quem justifica os justo é o pai celestial.. em quem tenho esperado. resposta.. ñ ou mudar minhas atitudes se ñ estou pcando...estou fazendo a ontade de Deus na minha ida ..e fazendo o que muitos ñ conseguem..e por isso me criticam...!!!! Obrigada..Deus abençoe a sua vida!!!!